12 leituras perfeitas para dias chuvosos
Quando a chuva cai, os livros chamam. Responda à convocação com um desses romances que são perfeitos para leitura em casa em dias chuvosos e aconchegantes. Essas leituras de dias chuvosos podem fazer você desejar dias cinzentos!
Livros para ler em um dia chuvoso
Feche os olhos por um minuto (quando terminar de ler esta frase) e responda a esta pergunta: O que você mais gostaria de fazer se estivesse úmido e cinzento lá fora, mas você estivesse confortável dentro de casa com tempo para gastar como quisesse?
Lá.Você fechou os olhos e imaginou? Aposto que pelo menos um dos cenários que você considerou envolvia um cobertor aconchegante, os braços acolhedores de uma cadeira confortável e, acima de tudo, um bom romance. Não há nada como um dia chuvoso para deixar alguém com vontade de se enrolar com um livro!
Embora qualquer volume sirva, alguns livros parecem especialmente adequados para dias chuvosos. Compilei uma lista com 12 sugestões para manter na sua estante “em caso de chuva”. (Falando figurativamente, é claro, já que você provavelmente não tem uma prateleira designada para leitura em dias chuvosos. Mas talvez você devesse?)
12 livros ideais para dias Chuvosos
1. Stormy Petrel por Mary Stewart
Que melhor leitura para um dia chuvoso do que um livro que se passa na chuvosa Escócia? Pegue um cobertor de lã e seu chá escocês de café da manhã e vá para as Hébridas com Rose Fenemore, uma professora de Cambridge que precisa de uma pausa na vida acadêmica. Rose instala-se numa casinha rústica e prepara-se para desfrutar de umas férias cheias de escrita e longas caminhadas. Ela fica um pouco mais intrigada e empolgada do que esperava quando dois estranhos misteriosos aparecem em sua porta.
2. Jane Eyre de Charlotte Brontë
“Não havia possibilidade de dar um passeio naquele dia.” Assim começa Jane Eyre, um romance que começa literal e metaforicamente na chuva torrencial, mas termina quando “A chuva acabou e se foi, e há um suave brilho depois dela”. Em um dia chuvoso e aconchegante, ler (ou reler) um clássico amado é uma escolha natural. Jane Eyre contém todas as nuances de sol e sombra; pode ser lido profundamente por seu simbolismo ou simplesmente apreciado como um conto muito bom.
3. O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett
Se Jane Eyre parece um pouco assustador para você, tente um romance mais curto ambientado no mesmo país do pântano de Yorkshire. O Jardim Secreto é um romance infantil que compartilha muitos dos elementos góticos presentes em Jane Eyre: uma mansão sombria com portas trancadas, velhos segredos de família e tragédias, choros noturnos e uma convocação telepática que traz um andarilho para casa
4. A Mulher na Cabana 10 de Ruth Ware
Às vezes, um dia chuvoso inesperado me faz querer jogar fora minhas leituras atuais e pegar algo pelo qual posso navegar rapidamente, e um thriller de Ruth Ware sempre se encaixa nessa conta. (Ware é um dos meus autores contemporâneos favoritos !) The Woman in Cabin 10 se passa em um pequeno (claustrofóbico) navio de cruzeiro de luxo. Uma noite, o jornalista Lo Blacklock testemunha uma mulher sendo jogada ao mar. Mas quando ela tenta investigar, ela descobre que todas as evidências do crime desapareceram - e todos os passageiros e tripulantes do navio foram contabilizados.
Nota: os livros de Ruth Ware contêm linguagem grosseira e abuso de substâncias, então esteja avisado..
5. Rumo ao Zero de Agatha Christie
Dias de chuva são sempre bons dias para ler um mistério de Agatha Christie! Honestamente, qualquer Christie que você tiver à mão servirá! ( Aqui está um guia para todos os livros de Agatha Christie. ) No entanto, se você estiver procurando por uma Christie menos conhecida que também seja uma das melhores, veja se consegue colocar as mãos em uma cópia de Towards Zero . Apresenta o Superintendente Battle no papel de detetive, e é incomum o fato de o assassinato ocorrer mais tarde no livro. O assassinato é o “ponto zero” para o qual todos os eventos e personagens estão convergindo, o que ajuda a criar expectativa enquanto você lê.
6. A Casa na Praia de Daphne du Maurier
Lembro-me bastante do clima e da água em The House on the Strand , que se passa na Cornualha. O narrador, Dick Young, toma uma droga alucinógena que o transporta de volta no tempo para o século 14, onde ele é capaz de testemunhar os eventos, mas não se envolver neles. Fascinado, Dick faz mais “viagens” com drogas ao passado, mas, ao fazê-lo, seus dois mundos se tornam cada vez mais emaranhados em sua mente. Esta história tem o tom certo de suspense psicológico que você esperaria de um romance de du Maurier, com uma corrente sinistra que o mantém virando as páginas bem depois da hora de dormir.
7. Fora do Planeta Silencioso por CS Lewis
Eu amo como o clássico de ficção científica de Lewis começa: Elwin Ransom está em um passeio a pé pelo interior da Inglaterra e procura abrigo em uma noite de tempestade em uma propriedade remota. Uma vez lá dentro, ele é drogado por dois homens sem escrúpulos que usam a casa para seus experimentos científicos. Ele acorda para se encontrar abduzido e a caminho de Marte, onde servirá como sacrifício às criaturas que lá vivem. Este livro é o primeiro de uma trilogia , que é alternadamente perturbadora, fantástica, bela e instigante. É uma série que implora por múltiplas leituras, o que é bastante apropriado já que seu autor acreditava firmemente na releitura de livros.
8. Jazz de Toni Morrison
Adoro ouvir a cadência da chuva, seja uma tempestade ou uma garoa ou uma mudança repentina de um para o outro. Para um livro que corresponde, a meu ver, aos ritmos imprevisíveis da chuva, o romance lírico de Morrison, Jazz , é uma escolha perfeita. Conta a história de um casal de meia-idade infeliz no casamento que vive no Harlem na década de 1920. Embora o cenário seja famoso por sua contribuição ao jazz, a história não é sobre músicos. Em vez disso, a própria estrutura narrativa é um tributo ao estilo musical, com improvisações, “temas” estilísticos para a perspectiva de cada personagem e variações dos temas conforme eles entram e saem da história. Honestamente, é meio difícil de explicar... mas quando você lê, você sente.
9. Praça de Washington de Henry James
Henry James é um escritor eloquente, e sentar-se com um de seus livros é como participar de uma deliciosa refeição que você deseja saborear. Washington Square é um de seus romances curtos - você pode ler a maior parte dele em uma tarde chuvosa. É um drama de sala de estar, ambientado na década de 1840 em Nova York. Os eventos e personagens giram em torno de Catherine Sloper, de 21 anos, uma heroína do tipo Fanny Price que deve [aparentemente] escolher entre seu pai autoritário e um pretendente que pode ou não estar atrás de sua fortuna.
10. Papai Pernilongo por Jean Webster
Este confortável dia chuvoso lido segue a história de Judy, uma órfã que recebe uma bolsa de estudos de um misterioso benfeitor. Uma condição para a bolsa de estudos de Judy é que ela deve escrever cartas para seu benfeitor, a quem ela se dirige pelo apelido de "Daddy Long Legs". Este romance epistolar são as cartas de Judy, que são vívidas e engraçadas e dão a você um desdobramento peça por peça do caráter e crescimento de Judy. A vida universitária de Judy me lembra um pouco a época de Anne Shirley na Queen's Academy e no Redmond College.
11. Sr. Boaventura de JRR Tolkien
Este não é realmente um romance, mas um livro ilustrado muito longo que Tolkien escreveu e ilustrou para seus filhos! É um conto doido sobre um homem que adquire um carro novo, dirige-o de forma imprudente e, como resultado, cai em muitas desventuras. Para este, faça pipoca e leia para seus filhos quando a chuva o deixar preso dentro de casa.
12. Contos de fadas de Grimm
Noite de tempestade? Coloque-se na cama com alguns contos de fadas clássicos. Grimm's são estranhos, bobos, mágicos e certamente um pouco sombrios às vezes também. Se você obtiver um volume completo (com mais de 200 contos), encontrará muitas histórias familiares, bem como aquelas que você esqueceu ou nunca soube que existiam.
Qual você acha que é o melhor livro para um dia chuvoso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário